domingo, 9 de novembro de 2008

Homem sem Barba

Esta manhã, tomei meu costumeiro banho e logo depois me dirigi ao espelho para fazer minha barba... Não que o ato em si tenha alguma importância para o mundo a ponto de escrever sobre isso no blogue. O fato é que ao empunhar a lâmina algo me ocorreu, como uma espécie de iluminação digna de Rosseau.
A luz refletida na lâmina e depois no espelho me levou a tempos e lugares onde a barba é sinal de prestígio social e até de poder. Em Atenas, na antiguidade, um homem só era considerado cidadão capaz e maior depois de desenvolver barba - nesse caso eu seria uma eterna criança lá. E a barba sempre foi um símobolo de força e respeito entre os orientais, principalmente os muçulmanos.
Até pouco tempo atrás, exigia-se no Afeganistão que um homem devesse ter a barba do tamanho de seu punho sob pena de severos castigos e quem sabe até morte. Certamente o Afeganistão seria um lugar terrível para imberbes como eu...
Então, desta viagem fui catapultado de volta ao presente e meu banheiro. Fiquei só, eu com minha barba. E pensei: se a barba tem toda essa simbologia, não seria melhor que ela fosse eliminada de uma vez das mal escanhoadas faces dos homens? Pois assim ninguém mais poderia jurar coisa alguma sobre o fio de seu bigode ou elevar a barba à categoria de escudo de sua honra masculina. Não haveria como pôr as barbas de molho, acabando assim com um dos mais conhecidos chavões de dissimulação e esperteza que existem.
Em suma, o mundo seria um lugar melhor, e mais limpo, para se viver. Com menos lâminas e menos sangue a escorrer por elas para ser limpo com uma toalha ou papel higiênico.No alto de minhas divagações pensei numa espécie de paraíso terrestre, onde muldidões sem pêlos se abraçavam e passeavam em campos de antigas lâminas enferrujadas. Francamente, se já usamos roupas há tantos milênios e ainda possuímos vestígios de pelagem, é sinal de que não somos tão evoluídos quanto se presume.

12 comentários:

Anônimo disse...

Paulo,
antigo ou de hj, preifro os homens de hj, que tem as opções de modernidade ...
Sem barbas, por favor ...
Melhor para tudo, principalemnte para beijar, não arranha e não machuca, adoro uma carinha lisinha, limpinho barba feita ...
Tudo de bomnm ...
Linda semana para ti,
beijos

Paula disse...

Paulo, conheço muitas mulheres que dariam o mundo por esse mundo sem pêlos que você está propondo! Eu, particularmente, prefiro homens sem barba!

beijos,

Anônimo disse...

aaah um mundo sem pelos...

Mari disse...

Fala,imberbe hehe

Pois eu adoro barba e a tenho bem cerrada;só não a deixo crescer porque minhas irmãs caem de pau...mas,atualmente estou deixando um cavanhaque manero..rs
As mulheres falam,falam,mas bem que gostam de acariciar os nossos pelinhos..hauhauhau

abraço

angel red disse...

Bom,
Eu odeio pelos. Por mim os homens (espécie humana) não teriam pelos. Depilação é horrivel, tanto qnt fazer a barba.
Tem homens que ficam mt bem de barba, mas tem uns q putz me passam uma sensação de sujeira que chega a embrulhar o estomago.
A grande maioria das meninas preferem os sem barba. rsrs
Bjoks

Bonequinha de Luxo disse...

Nossa....acabo de ler o post do Bruno em que ele diz que a maioria dos homens não lavam as mãos quando vão ao banheiro..agora imagina...mãos sujas passando a mão na barba??e depois a gente vai acariciar???Fala sério!Barbas fora!rs

bjs

Bonequinha de Luxo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Fabi disse...

Paulo, ainda bem que sou desse século em que barba já não tem esse significado todo.
Pois sou branquinha e fico toda marcada e arranhada com a barba alheia.... gosto de rostinho lisinho se esfregando no meu...rs

beijocas

[ rod ] ® disse...

Olá moço...

Venha conferir o início de tudo.

Venha sentir o gosto dos meus...

Traga também os seus.

O AveSSo dA ViDa agora se chama dogMas.


dogMas...
dos atos, fatos e mitos...

http://do-gmas.blogspot.com/

eu... disse...

...e olha que vcs só fazem a barba!E sem dor...
Nós mulheres temos de depilar axilas,penas,virilhas...hummm,dóói,viu?!

Mas essa de barba ter tamanho do punho,ai ai.Que horror!rs

boa semana,beijo.

* O Cantinho da Lia * disse...

Então, eu sou exeção...
Pois acho muito atraente homem de barba...
Tipo cavanhaque, bem aparadinha...


Bjinhos...

Dedinhos Nervosos disse...

ahahah que viagem! Mas muito boa, por sinal. Eu detesto pêlos pq passei muito tempo depilando as pernas até partir para o laser. Graças a Deus que ele existe!

Quanto às barbas... olha, alguns homens ficam muito mais bonitos com a barba por fazer. Não aquela de Papai Noel, nem as curtinhas que pinicam e me deixam vermelha na hora do beijo. Eu acho um charme.

Bjos, sumido!