quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Come e Cala a Boca

Muita gente diz que "não gosta de política". Sempre achei isso um absurdo, afinal a política está muito mais embutida em nossas vidas do que imagina nossa vã filosofia. Para viver num prédio de apartamentos com nossos vizinhos, exercemos a política. Para lidar com nossos colegas de trabalho, lá está a malfadada política. Ela está presente em tudo. Ou quase tudo.
A política nos faz rir. Algumas pessoas acham engraçado eleger um bando de zés-ninguéns cujos programas políticos restringiam-se a bordões, musiquinhas, apelos populistas, gírias, palhaçadas, piadinhas e tolices, mas na hora em que a coisa aperta – um morro desaba, a rua enche, o esgoto transborda, o ônibus não roda – essas mesmas pessoas são as primeiras a reclamar. "Todo político é igual", dizem, de preferência, perante as câmeras de TV. Muitas pessoas acham legal o barraco entre dois candidatos nos debates, como se fosse um show à parte. Tudo na política é motivo de piada, afinal até dólares ficam engraçados quando recheiam uma cueca
O Brasil possui dezenas de partidos – ó, a democracia! – mas não somos capazes de determinar a diferença entre eles. O partido que lutou toda sua vida contra os privilégios, a desigualdade social e a corrupção – e que, confesso, tinha minha simpatia há tempos atrás – é exemplo de sujeira e conversa pra boi dormir. Seus militantes são tão cegos e surdos quanto os "beneficiados" pelo governo, aqueles pobres-coitados com seus míseros reais por mês, sujeitos a um verdadeiro "Come-e-cala-a-boca". Eles ainda acreditam em um "líder" que virou Papai Noel (afinal, diante da crise financeira, teremos todos um Natal magnífico em 2008). Proprietários de contas em paraísos fiscais e políticos de obras faraônicas sem um pingo de utilidade ainda são capazes de ganhar milhares de votos. Anos e anos de incompetência, orquestrada por carinhas fantasiados de azul, amarelo, vermelho, verde, branco, preto, roxo... que na verdade são parte da mesma panela. Não há um exemplo a seguir, uma escolha correta, um caminho sadio. Os que ainda têm um resquício de consciência votam no candidato "menos pior".
Mas tudo está perfeito. Como sempre.
Pensando bem... eu não gosto da política...





Quero oferecer o selo Post Show de Bola,doado pelo Amigão, aos amigos abaixo:

Exagerado-Blog do Bruno, com textos cheios de humor e que não deixa dúvida da grande criatividade e inteligência do carioca,que já conseguiu um enorme fã clube de belas meninas.Parabéns!


Quase Trinta- Não sei o nome dela...Só sei que é repleto de posts cheios de emoção de alguém que ama e quer ser amada.Cada texto é um relato poético do que lhe vai na alma.Menina romântica e inteligente.Parabéns!

Depois de Segunda,É Terça-Blog da Paulinha com posts inteligentes e bastantes racionais,providos de crítica,muitas vezes humoradas.Parabéns!


Di Profundis Nadis-Blog da Lilian com posts muito ligados ao seu cotidiano,à sua vida ,ao seu filho Luca...Um dário com páginas incríveis!Parabéns!


Apenas Palavras-Blog da bela Vênus.Uma deusa muito bem-humorada ,que mistura posts do seu cotidiano , belas descrições da vida,e faz críticas do mundo atual.Parabéns!

Amigos ,peguem o selo ali embaixo no post anterior!Repassem se quiserem .Ou fiquem a vontade para guardá-lo apenas.



24 comentários:

Paula disse...

Paulo, também não gosto de política, mas não consigo me calar diante de alguns absurdos!

adorei o post, beijos!

Fabi disse...

Vc simplesmente arrasou com esse texto..... come e cala a boca... tome sua bolsa família, bolsa escola, bolsa gás e vote em mim.
Um país que é governado por um presidente que nunca sabe de nada e diante da crise mundial diz q o natal aqui será de fartura (só se for na casa dela)
Um país onde a maior cidade do país permitiu q fosse para o segundo turno uma senhora q em plena crise aerea mandou relaxar e gozar.
Sinceramente não sei se fico alienada e dou risada ou choro...kkk

Que lindo, ganhei selinho, amei...
A próposito final do mês estou em Petrópolis, está convocado em me conhecer...
E meu nome é Fabiana... prazer!

Vanna disse...

Querido, houve um tempo em q vc podia brigar por uma idéia, pq acreditava-se q se juntariam a vc na luta por torná-la realização. Hoje, percebe-se q é muita gente ignorando tudo ou apenas aplaudindos os desmando por acreditarem serem capazes d fazer o mesmo. Não acho q antes do governo atual a coisa era melhor, apenas antes tínhamos a esperança d q ele não faria o q os outros sempre se deixaram obrigar a fazer pelo bem dos "outros". Costumo dizer q seja qual for o gov. em qualquer das esferas, minha vida é sempre a mesma. Trab., estudo, fico na net, namoro, brinco, rio, choro, sofro, ou seja, vivo e deixo viver. Todos os governos desde q tomei consciência d p/ q foram formados, ou ajuda quem é muito rico ou ajuda quem é muito pobre, a mim, só eu e Deus.
Obrigada pelas boas palavras.
Ótimo fim d semana.

Lilian Devlin disse...

Paulo,
Concordo com tudo que vc disse e o que eu acho é que a gente não gosta é DESSA política que a gente vê aí,que vc tão bem batizou de "come e cala a boca" e, infelizmente , só nos resta mesmo votar no menos pior!
Mas vamos falar de coisa boa! Eu queria agradecer MUITO o mimo recebido!A-DO-REI!!Já já vou colocá-lo no meu blog!
Bjs querido!

Anônimo disse...

Paulo,
posso ser sincera, eu odeio política ...
A politicagem no Brasil é tão confusa, tão escura que não conseguimos saber direito o que está rolando ...
Política é um assunto tão complicado, aff fala sério, são uns bandos de hipócritas quee stão lá mesmo pelo salário gordo que oferecem ...
Tenha um lindo dia,
beijos

Mari disse...

Olá,Winter

Vc fez uma descrição exata daquilo que penso.Já fui PT doente.Hoje ,depois de tantas coligações não existe mais pertido puro..é tudo a mesma corja querendo se dar bem..adorei o "come e cala a boca" rs

bjs

Mari disse...

Oi,Winter
Assino embaixo desse seu post.
Por mais que queiramos participar,sermos "cidadãos conscientes",os zé-manés não deixam...também cansei!

Obrigado pelo selo e pelo elogio ao Blog.
abraço

Paula disse...

Paulo, muito obrigada pelo selo e pelas palavras. Já está lá o selo e meu agradecimento público!

beijocas

* O Cantinho da Lia * disse...

Olá...adorei seu ultimo post...
Quero pedir autorização pra copiar...respeitando, é claro, seus direitos autorais...

Beijos...tenha um lindo fim de semana;;;

* O Cantinho da Lia * disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
eu... disse...

Oiê!

Ahh,querido, eu tbm não gosto de politica não,ao menos não dessa que acontece na pratica e "tão prática"... de nossos governantes,salvo raras exceções!

bom fim de semana pra vc,beijos.

Aline Evelyn disse...

Então Paulo...
Num posso dizer que não gosto de política...
porque... muitas vezes me pego conversando sobre tal!
Discutindo as "merdas" do governo, ou discutindo os benefícios de tal governo!
Enfim... gostaaaar, eu não gosto. Mas num desgosto tbm não!
hauahuahuahauahua
BEijoks meu lindoooo
saudades daqui!

Dedinhos Nervosos disse...

Eu gosto da política que eu sei que é feita com carinho e para o bem comum, como essa que exercemos no trabalho, com amigos e tal. Essa, feita lá nos gabinetes de Brasília e os da minha cidade, eu desprezo, pq quando menos se espera, aquele candidato que tanto botamos fé, nos ferra. Malditos sejam todos eles.
Bj.

Layana. disse...

Oii,
Vi seu blog no Quase Trinta, e resolvi checar se era mesmo tudo aquilo que ela dizia no blog dela.
E realmente é.
Parabéns pelo texto, ee depois de lê-lo nunca mais digo que não gosto dee politiica, até porque concordei em cada argumento, e comecei a perceber que a politica está sim em cada ato do nosso dia-a-dia. E muitas pessoas julgam politicos ruins, por não saber o quanto é difícil adminitrar a vida de milhões de pessoas.
Novamente te parabenizo pelo brilhante texto.
beijos.

Anônimo disse...

belíssimo texto , amei!

Carlos Henrique Leda disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
░<«¿♥*Vivi Carvalho*♥¿»> ░ disse...

Na verdade esse e o famoso " Ta ruim, mas ta bom"!!! a ignorância politica, e o comodismo, a falta de interesse pra enter que a moeda tem mais do que os "louros" uma cara e que de limpa nao tem nada,mas e comodo pra sociedade reclamar, sem ter do que reclamar neh, ja que nao conhecem nem ao menos seus direitos bãsicos pra lutar por eles, mas enfim, mas do que politica, isso e politicagem..... eu tmb nao gosto de politica.. rsrsrs

Olá, parabens pelo texto, alias pelos textos vc escreve mto bem.... bjus

Blog Dri Viaro disse...

Passei pra conhecer, otima semana
bjs

Anônimo disse...

Vim pelo blog da Fabi.
Achei muito legal o q escreveu sobre ela e vim conferir o resto do post.
Adorei o blog.

E tb sou de Petrópolis.
E é na minha casa que ela fica quando vem aqui.
Hehehehe

Abração e prazer conhecer.

Vênus disse...

Oi,Winter

Ah,eu sou boa de política,no sentido certo da palavra..só não consigo o que eu não quero!!
Mas,política partidária é fogo!Já me desgastou!
Adorei o testo!

E amei o presente.Mesmo não sendo muito adepta a selos nem memes,gostei de receber e de suas palavras gentis..Vou guardar!

beijos

Vênus disse...

Onde está "testo" leia-se TEXTO..aff!

Anônimo disse...

Olhando por esse prisma realmente você tem toda a razão: Não há como se gostar de política. Mas é ainda possível extrair-se uma segunda conclusão de seu texto: nossa irresponsabilidade eleitoral, o mau uso que fazemos da democracia faz com que gostemos um pouco menos de nós mesmos. Na medida em que somos nós os principais responsáveis pela eleição de nossos representantes, me parece óbvio que pagamos pelos nossos próprios erros. Precisamos rever não apenas nosso conceito de política, mas nosso modo de exercer a democracia, o que vai muito além do mero direito/dever de votar a cada dois anos...

Impasse Livre disse...

Paulo, a política mostra o lado inescrupuloso do ser, um mal necessárioo e apócrito eu diria,desde roma até hoje em dia, a política do pão e circo ao povo, tome , se divirta e cale a sua boca. Não gosto de políticos, só faço política no clube e olhe lá, isso porque sou vASCO E PRAIA CLUBE SÃO FRANCISCO!rS E PORQUE NÃO ENVOLVE GRANA!PELO MENOS PRA MIM...BELO POST, MANIERO O BLOG..ESTAREI SEMPRE POR AE, ABS, SE GOSTAR DE FUTEBOL SINTONIZE NA AM 540 TODA SEGUNDA LÁ ROLA O NOSSO MFC, RÁDIO FLUMINENSE-RJ - "A MALDITA" - ABS, LEANDRO

Tathiana disse...

Na minha cidade, o segundo turno era escolher entre o roto ou o esfarrapado. Triste!
Beijos.