quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Nossa Infãncia Querida

Ainda em Teresópolis ,com muita saudade de minha filhota falei com ela pelo telefone ontem.E ouvi algo que me deixou perplexo:"Pai,quando você voltar trás um Ipod pra mim?" Ahn?Como assim?Mariana só tem5 anos.Desconversei e falamos mais um pouco até que ela mesmo terminou o papo dizendo:"Agora preciso ir,pois está na hora da novela".
Claro que Mariana não é menina precoce,eu sei!Mas,sinto que não só ela como as menininhas de hoje estão se tornando "mini mulherzinhas" cada vez mais cedo..E não digo isso com tom pejorativo,mas com certo quê de tristeza!Percebo que elas aproveitam pouco a infãncia.
Já reparei que nas festinhas infantis já não são tão constantes os temas das histórias de conto de fadas ou mesmo dos super heróis.Hoje até a Madonna passou a ser ídolo da criançada.Pra não falar da "maledita" dança do Créu que é cantada e dançada por elas.E o pior de tudo é que as mães acham isso uma "gracinha" e ficam curtindo suas filhas com suas sainhas curtas e sandálias altas dançando com a bundinha pro alto e mãozinhas nos joelhos:créu...créu..créu!!
Vou perguntar novamente :Será que estou ficando velho??A resposta do Bruno não vale porque ele sempre diz a verdade,mas exagera!rs

17 comentários:

Lilian Devlin disse...

Paulo,
Penso exatamente igual a você. As nossas crianças estão atropelando e pulando as melhores fases da vida delas. O meu, eu acho que deve ser um dos mais bobinhos da turma dele( isso é o que EU penso, já que não tô lá, na hora do recreio, etc e tal). Mas dá prá sacar isso, pelos papos, que ainda são muito infantis. E eu alimento esse lado dele, de criança. Criança tem que ser criança e eu sei que ele ainda vai ter mto tempo para ser "hominho".
Acho um absurdo ver meninhas pequenininhas de salto!Será que esse pais não pensam nos ossos que estão em formação? E as bundinhas à mostra? Meninas menstruando cada vez mais cedo devido a exposição precoce a assuntos de ordem sexual.
Aff, vou parar que o post é seu, mas que esse assunto rende mais uns 5, ah rende! rs
Beijos procê meu querido!

Paula disse...

É Paulo, não tenho filhos mas percebo a mesma coisa que você e a Lilian. infelizmente isso realmente acontece e eu não acho que seja porque estamos envelhecendo, mas sim porque nós realmente tivemos infância!

beijos, lindo

Fabi disse...

Não tenho filhos, mas tenho centenas de pacientes que me deixam de olhos arregalados com suas perguntas.. parecem adultos em miniatura....

Anônimo disse...

Entre para o clube dos desesperançados...
Ah... Mas vale a pena incutir outros valores, vai!?... Que tal no Ipod, colocar umas musicas do "Palavra Cantada"... sei lah... alguma coisa pra resgatar a infância a gte tem de fazer... rs... Depois... quando eles crescerem... certamente vão nos agradecer... como agradeço a minha mãe...

Inteh... e visite-me too!

www.blogdapandora.blogspot.com

angel red disse...

Navengando por aí encontrei seu blog...
Minha sobrinha tem 5 anos e lá em casa evitamos que ela ouça funk e salto de jeito nenhum. Qndo coloca saia curta eu digo que é feio. Mas todos damos exemplos. É complicado pra caramba evitar certas coisas. Digo que ela é uma perua mirim. Saí com as roupas que quer, se prende o cabelo ela quer soltar e maquiagem né. Na minha época era diferente. Eles estão perdendo mt da infância... é acho que tmb estou ficando velha.
Bjoks

Evandro Varella disse...

Paulo,
Tenho um guri de 5 anos tb. E na verdade vivo um dilema entre essa antecipação desmedida da vida adulta em cima das crianças e o nosso papel de proteção da infância dos nossos pequenos.
O meu dilema é que se agimos em qualquer dos dois extremos, deixaremos nossos amados filhos despreparados para o que vão enfrentar pela frente (afinal todo o resto já está no extremo que vc abordou). Eu realmente não sei, tenho tentado aos trancos e barrancos equilibrar os dois pratos, mas nunca tenho certeza de estar correto, sempre acho que exagero num ou noutro.
Abraços
Vavá

Aline Evelyn disse...

Paulo,
Você sabe... ainda não tenho filhos!
Mas tiro essas conclusões por uma visinhazinha minha e a filha da minha prima!
A minha vizinha, tem 13 anos, e anda como se fosse uma mulher sabe?
Com 13 anos eu brincava de esconde-esconde e brincava de boneca ainda!
QUE HORROR
E tem a filinha da minha prima!
Ela tem quase 2 anos, e minha prima ensinou a menina a dançar o créu!
Daí... imagina... a criança lá, indo até o chão quando toca a música.
E o povo acha lindoooo!
Falei pra minha prima assim: ANIELE MINHA FILHA, SE ESSA MENINA TIVESSE UNS 15 ANOS E DANÇASSE MOSTRANDO A CALCINHA DESSE JEITO, IA SER BONITINHO TAMBÉM?
Aí ela falou: Ah Aline, mas é só uma criança!
Tá, é só uma criança, mas e a infância!
E as musiquinhas da Xuxa? Balão Mágico (tô indo longe demais?)...
Enfim...
As crianças de hoje em dia, não são mais crianças!
O ruim... é que quando elas chegarem na minha idade (nem tô velha), vão perceber que não aproveitaram nada da infância delas!
E...
PAULO, NÃO, VOCÊ NÃO TÁ FICANDO VELHO, É O MUNDO QUE TÁ MUITO PRA FRENTE!
=D
Beijoks meu lindo
PS.: Que bom que gostou do selo!
^^

Nani disse...

Uh!
Nem me fale...Meu irmão com 11 anos fala coisas que eu realmente fico chocada!E me da um medo enorme.Eu fico me perguntando:Ih como será quando ele tiver mais idade.
Bem...Eu tenho um pavor dessa midia estragando a juventude.A infância é a melhor etapa de nossas vidas!
*-*
É quando agente mais se diverte.Sem saber o que é realmente "viver".
É tudo muito lindo,perfeito,e bom!
*o*
Eu amava minha infância foi muito querida!
E a sua?
:)

Nani disse...

Ahh sobre a sua filha ^^
Hoje em dia tudo é tecnologia.
Eu fui ter meu primeiro celular com 13 anos.Meu irmão com 9 já tinha o dele.
A tecnologia vai avançando e a garota da não quer ficar atrás com os adereços que ela trá.
:*

Dedinhos Nervosos disse...

As crianças estão SIM, mais precoces, e acho que pela grande quantidade de informação que são transmitidas a cada dia, e por todos os lados. A mídia está recheada de programas ruins, com músicas ruins e cultura de desserviço infantil. Esse é um baita problema pq em casa, os pais possuem o controle remoto e podem intervir e substituir a programação dos filhos, mas e os colegas que têm pais alienados, que ensinam o creu a crianças rebolativas e que podem virar um prato cheio para pedófilos? Nisso eles não pensam quando incentivam os filhos a usarem roupas provocativas.

Quanto ao uso da tecnologia, a gente tem que tentar usá-la ao nosso favor. Se der um i-pod pra Mariana, coloque muitas músicas infantis e outros sons que ela vai se interessar. Eu achei na internet o Rolling Stones, Beatles e Elvis para Bebês. É a coisa mais linda do mundo.
Elvis: http://www.emusic.com/album/10923/10923835.html

Bjos!

Débora disse...

Oi,Winter

É isso aí!
Todo mundo já disse tudo e disseram muito bem!!Só nos resta salvar um pouco da inocência das crianças que estão perto de nós,mas preparando-as para o mundo!!
Beijinho na Mariana!
Bjs pra ti!

Mari disse...

hauhauhauhau

Claro que vc está ficando velho!!kkkk


Mas,cá pra nós chega a ficar ridículo criança dançando o créu!Os pais deveriam ir para o tronco!!

abraço

eu... disse...

Oiê!

Sim,esta ficando velho sim!Mas essa meninada tbm esta ficando "velha" muito antes de nós.
Uma grande maioria de pais perderam a noção do que é pertinente à criança e acabam por estimular essa erotização precoce.
E,claro,as crianças pagam o pato,pois se transformam em adultos que só conseguem se relacionar através da erotização...e assim nascem novas tiazinhas..rs
É um créu cruel na educação!...

beijo,bom fim de semana!

Amigao disse...

Estamos ficando velhos sim, meu caro.
Mas as crianças estão envelhecendo bem mais rápido que nós.

Aquele abração.

Pétala disse...

As crianças estão amadurecendo mais cedo e são os tempos mudando.

bjos e um fds lindinho prá ti!

Pétala disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Sei que esse texto já passou, mas não posso deixar de comentar antes de sair...
Sou mãe, sim de um menino de 4 anos, e olha que eu dou graças a Deus de ser mãe de um menino, pois fala sério, que tristezas, essas mães concordarem em fazer da própria filha uma mini mulher como vc diz.
Sim, de mini salto alto, maquiagem, sainhas, gentem, hellooo, será que as mães não percebem que elas estão ensinando as filhas desde pequenas se "prostituir", desculpa a plavra pesada, mas poxa, as mães estão consentindo em deixar as meninas vestirem tal coisas já ensinando-a seduzirem?
Sei que as meninas não tem tal malícia, mas há várioa adultos doentes, toda horas vemos pedófilos sendo presos, será que isso não contribue também?
Desculpe minha radicalidade, mas me poupem, culpa mesmo são das mães que permitem que a filha use determinadas coisas.
Eu, como mãe, não deixo meu filho ver certos desenhos e permito e proibo que ele deixe de ser criança...
Meu filho curte muito súper heróis, e sempre me pede festa desses tipos.
Acho que hj em dia, cabe a nós mães e pais educarmos, ensinarmos e consetirmos com certas coisas.
Um bj ,
Gi, e desculpe minha radicalidade ...